Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
O Evangelho de hoje
para a família
Evangelho de hoje + desenho + catequese
Evangelho (Jo 8,51-59):
Os judeus disseram-lhe então: «Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou».
«Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Os judeus então disseram: «Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte’. Porventura és maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem tens a pretensão de ser?». Jesus respondeu: «Se eu me glorificasse a mim mesmo, minha glória não valeria nada. Meu Pai é quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. No entanto, vós não o conheceis. Mas eu o conheço; e se dissesse que não o conheço, eu seria um mentiroso como vós. Mas eu o conheço e observo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou». Os judeus disseram-lhe então: «Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?». Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou». Então, pegaram pedras para o apedrejar; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
.jpg?v=21d0d1ac0a3fadfc7324787610b0ce11)
Hoje, Jesus Cristo voltar a invocar o seu nome divino "Eu Sou". Assim declara que Ele é Deus e nos leva para o mistério da Santíssima Trindade. Era uma novidade! A humanidade, depois do pecado original, caía facilmente na aceitação de muitos deuses ( "politeísmo"); Israel, guiada por Deus, cria em um solo Deus ( "monoteísmo"). Jesus, o "Eu Sou", fala de três pessoas em um mesmo Deus...
- Não são três Deuses, mas um só Deus que, sendo Amor, é Pai, Filho e Espírito Santo.