Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Domingo XIII (A) do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Mt 10,37-42): Disse Jesus a seus discípulos: «(…) Quem perder sua vida por causa de mim a encontrará». Naquele tempo, Jesus disse aos seus Apóstolos: «Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.

»Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou.Quem receber um profeta por ele ser profeta, terá uma recompensa de profeta. Quem receber um justo por ele ser justo, terá uma recompensa de justo. E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompense».

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, escutamos vários ensinamentos de Jesus que nos parecem “duros”. Mas na verdade tudo é simples: “amar a Deus sobre todas as coisas”. Quer dizer, amar tudo o que há na minha vida com o próprio coração de Jesus. Não há incompatibilidade entre amar Deus e amar os meus pais, os meus irmãos, a minha própria vida… Porque o próprio Deus ama os meus pais, os meus irmãos, a minha vida… Se estou em Deus, em Deus amarei todos.

- Dizem que “a dor é a pedra de toque do amor”. Por isso Jesus nos aconselha a tomar a cruz. Alguma vez pensaste quanto os teus pais se sacrificaram por ti?