Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Tempo Comum domingo XIV (A)

Baixar
Evangelho (Mt 11,25-30): «Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós». Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

»Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve».

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, Jesus surpreende-nos: promete-nos descanso se “carregarmos” o seu “jugo”, quer dizer, as exigências do seu caminho. Mas ninguém quer ouvir falar nem de jugos nem de obrigações… E então? «O meu jugo é suave e a minha carga ligeira». E tem razão!

- Ele foi o primeiro a carregar a Cruz (poupando-nos bastante peso). Ele ajuda-nos a levar este “peso”. Em todo o caso: é possível amar sem esforço? Os sábios e poderosos do mundo não entendem isto!