Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Mt 10,16-23): Disse Jesus a seus discípulos: «Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas». Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós.

»O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem».

Ilustração: Sr. Josep Lluís Martínez i Picañol (Picanyol)

Hoje, o Senhor adianta-nos que o caminho do apóstolo não é um “caminho de rosas”. O exemplo e a palavra do apóstolo despertam as consciências. Mas o “comodista” e o “descarado” (que criticam a religião enquanto vivem de expedientes) costumam-se incomodar. As almas simples escutam e agradecem; outros, pelo contrário, reagem contra o apóstolo.

- Se Jesus o sofreu, como não nos vai acontecer a nós? Portanto, prudentes para não provocar incêndios (evitar discussões); simples para apagar incêndios (a alegria que desarma). De qualquer modo, «não vos preocupeis» porque Jesus não caminha longe.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.