Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Domingo XXVIII (C) do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Lc 17,11-19): Então Jesus lhe perguntou: «Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?». Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». Ao vê-los, Jesus disse: «Ide apresentar-vos aos sacerdotes». Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados.

Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: «Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?». E disse-lhe: «Levanta-te e vai! Tua fé te salvou».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, Jesus Cristo curou 10 leprosos, mas só 1 foi agradecer. Incrível! Jesus lhes fez o maior favor de suas vidas, porque a lepra era uma doença incurável e os leprosos eram marginalizados dos socialmente… Só um adorou Deus agradecendo pelo milagre!

—O ser humano é o único “animal” (ser vivente) capaz de reconhecer o muito que devemos a Deus e, como consequência, agradecer. E, no entanto, com que facilidade nos esquecemos! Os camelos e os crocodilos, também não agradecem a Deus…