Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Sábado XXXI do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Lc 16,9-15): Diz Jesus aos discípulos: «(...) Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes (...). Ninguém pode servir a dois senhores». Naquele tempo, diz Jesus aos discípulos: «Eu vos digo: usai o Dinheiro, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do Dinheiro iníquo, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro».

Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Então, ele lhes disse: «Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus».

Ilustração: Francesc Badia

Hoje Jesus Cristo nos leva ao amor fiel. Como? As coisas pequenas! Deus mesmo, sendo tão grande, se fez “pequeno”. Em Belém, na Eucaristia… E na Cruz continuou “pequeno”. «Desce da cruz e cremos em ti»: Jesus não desceu!; prefiriu ficar pequeno.

—Quando o homem “des-cuida” a fé (por exemplo, deixa a misa), quase sem notar, vai deixando a Deus de lado, como um “vaso” (“não te nego, mas já não preciso de ti”). Ao final, se nega (“já não existes”). E mais ao final, o homem “des-cuida” ao homem (familia, colegas…). Conclusão: Ou Deus ou nada!

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.