Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Sábado XXXIII do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Lc 20,27-40): Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, os quais negam a ressurreição, e lhe perguntaram... Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, os quais negam a ressurreição, e lhe perguntaram: «Mestre, Moisés deixou-nos escrito: Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a mulher. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa».

Jesus respondeu-lhes: «Neste mundo, homens e mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos de participar do mundo futuro e da ressurreição dos mortos não se casam; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos; serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, também foi mostrado por Moisés, na passagem da sarça ardente, quando chama o Senhor de Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó. Ele é Deus não de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele».

Alguns escribas responderam a Jesus: «Mestre, falaste muito bem». E não mais tinham coragem de lhe perguntar coisa alguma.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, novamente estão os saduceus assediando ao Mestre. O caso que sugerem é ridículo: uma mulher tinha tido 7 maridos porque morriam um atrás do outro sem deixar filhos…(Já viu alguma vez uma senhora viúva 7 vezes?). Pergunta final: «De qual deles será mulher na ressurreição? ». Não acha uma pergunta pregunta estúpida? Andavam esses saduceus muito perdidos. É o que ocorre quando não se tem a esperança definitiva da ressurreição: nada vale a pena!

—Ponhamos uma pergunta mais interessante: se não há ressurreição, então, que tipo de Deus temos? A resposta de Jesus: «Não é um Deus de mortos, e sim de vivos».

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.