Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 3 de Janeiro (Féria do tempo de Natal)

Evangelho (Jo 1,29-34): João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo». No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: «Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!».

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, João Batista dá o testemunho mais importante: ao mostrar a Jesus Cristo como o “Cordeiro de Deus” está nos dizendo que é o Filho de Deus que vem para salvar-nos e perdoar-nos as ofensas. O antigo Israel sacrificava cordeiros e outros animais como oferecimentos a Deus para o perdão. Dizia-se que seu sangue lavava nossos pecados. Mas… era simplesmente o sangue de animais.

—Jesus lavou nossas impurezas na Cruz: O Sangue do “Deus Encarnado” era a única que podia purificar-nos.