Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 9 de Janeiro (Féria do tempo de Natal)

Evangelho (Mc 6,45-52): [Jesus] Foi até eles, andando sobre as águas (...). Os discípulos acharam que fosse um fantasma e começaram a gritar (...). Mas ele logo falou: «Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!» Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele mesmo despediria a multidão. Depois de os despedir, subiu a montanha para orar. Já era noite, o barco estava no meio do mar e Jesus, sozinho, em terra.

Vendo-os com dificuldade no remar, porque o vento era contrário, nas últimas horas da noite, foi até eles, andando sobre as águas; e queria passar adiante. Quando os discípulos o viram andar sobre o mar, acharam que fosse um fantasma e começaram a gritar. Todos o tinham visto e ficaram apavorados. Mas ele logo falou: «Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!» Ele subiu no barco, juntando-se a eles, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados. De fato, não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles continuava sem entender.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje nos impressiona essa imagem: Jesus Cristo anda tranquilamente sobre o mar. Ele no acostumava fazer coisas chamativas, milagrosas, mas esta vez sim: o permitiu para reforçar a fé e a confiança dos Apóstolos.

—Nas nossas vidas também há tormentas, ondas que parecem insuperáveis, ventos irresistíveis… Não tenha medo! Grite, chame… El Senhor dos mares e da terra vem sempre em nossa ajuda.