Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

31 de Janeiro: São João Bosco, Presbítero

Baixar
Evangelho (Mt 18,1-5): Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo». Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: «Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos o "príncipe da educação" (assim Pio XI proclamou Dom Bosco). Já ordenado, em Turim, tornou realidade sua verdadeira paixão: a educação dos jovens, os mais pobres e os mais abandonados. Todo domingo, ele reunia um pequeno grupo de jovens abandonados em um tipo de escola que ele chamava de "oratório festivo" ... Em 1856, ele já tinha 150 internos, 4 oficinas, uma empresa de impressão e 10 padres. Os externos eram 500. Em 1859, Dom Bosco e seus 22 companheiros decidiram organizar a congregação, os salesianos. Logo depois, surgiu a fundação de uma congregação feminina, as Filhas de Nossa Senhora, Auxiliadora.

- «Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens» (São João Bosco).