Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

5 de Fevereiro: Santa Águeda, Virgem e Mártir

Baixar
Evangelho (Lc 9,23-26): Jesus dizia a todos: «Quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará». Naquele tempo, Jesus dizia a todos: «Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, comemoramos o martírio de uma jovem virgem cristã - Ágata ou Águeda - que viveu uma das perseguições mais sangrentas por parte do Império Romano, no tempo do imperador Décio. Tinha consagrado a sua virgindade a Deus e, quando a prenderam por ser cristã, primeiro tentaram convencê-la a fazer sacrifícios aos deuses; como não conseguiram, como castigo obrigaram-na a prostituir-se. Ágata pediu ajuda a Deus e não desfaleceu perante os que a torturavam.

- Agora é padroeira da Catânia, de toda a Sicília e dos arredores do vulcão Etna, sendo invocada para prevenir os danos do fogo.