Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 6 de Fevereiro: São Paulo Miki e companheiros, mártires

Evangelho (Mt 28,16-20): Jesus, aproximando-se, lhes disse: «Ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (…)». Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: «Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo».

Hoje, celebramos S. Paulo Miki e Companheiros, mártires do Japão no séc. XVI. A narração do martírio destes santos descreve o ambiente de oração quando estavam crucificados e ainda vivos: o irmão Martínho entoava alguns salmos para dar graças à bondade divina; também o irmão Francisco Branco, com voz muito clara, dava graças a Deus… Além disso, Paulo Miki – na cruz – aproveitou até ao último instante para tentar aproximar os próprios verdugos a Deus: “Perdoo de bom grado ao rei e a todos os que me matam, e rogo-lhes que queiram iniciar-se no baptismo cristão”.

- Toda a circunstância, por mais adversa que pareça, é uma oportunidade para evangelizar.