Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

18 de Março: São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja

Baixar
Evangelho (Jo 15,1-8): Jesus disse aos seus discípulos: «Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto». Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão-de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos São Cirilo de Jerusalém. Ele se destacou como um grande teólogo, pastor, pregador e autor de grandes obras que claramente expunham a doutrina cristã. No espaço de cerca de vinte anos, Cirilo conheceu três exílios: o primeiro em 357, com prévia disposição por parte de um Sínodo de Jerusalém, seguido em 360 por um segundo exílio por obra de Acácio, e por fim um terceiro, o mais longo durou onze anos em 367 por iniciativa do imperador Valente.

—Dele conservamos vinte e quatro célebres catequeses, que ele expôs como Bispo por volta de 350.