Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

23 de Abril: São Jorge, mártir

Baixar
Evangelho (Jo 15,1-8): Disse Jesus aos discípulos: «Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer». Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão-de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, celebramos a festa de S. Jorge, padroeiro secundário da Catalunha. Foi um valente cavaleiro, martirizado provavelmente em Lydda, Israel. Mudou a sua profissão de oficial militar pela profissão da milícia cristã. Venerado desde o século IV, foi eleito padroeiro de diversos países e regiões: Grécia, Inglaterra, Portugal, Lituânia, Geórgia, Génova… No século XIII a sua devoção estendeu-se à Catalunha e Aragão, que também o escolheram como padroeiro.

- Senhor, glorificamos o teu poder e pedimos-te humildemente que, assim como S. Jorge foi imitador da Paixão de Teu Filho, seja também protector para as nossas debilidades.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.