Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

29 de Abril: Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, padroeira da Europa

Baixar
Evangelho (Mt 11,25-30): Jesus pronunciou estas palavras: «Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos». Naquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: «Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

»Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje a Igreja celebra com alegria e gratidão Santa Catarina de Sena (1347-1380). Catarina, boa conhecedora do seu Amado, tinha viva consciência da grandeza do homem porque o próprio Deus é um enamorado de cada um de nós.

—Naquele tempo, a Igreja viveu um triste período de divisões, internas e externas. O mais lamentável foi o “cisma de Avignon”. A partir de 1305, um total de sete papas residiram em Avignon. As orações e os esforços de Santa Catarina conseguiram que em 1367 o Papa Urbano V regressasse à Cidade Eterna.