Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

1 de maio: São José Operário

Baixar
Evangelho (Mt 13,54-58): Jesus foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: «Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro?». Naquele tempo, Jesus foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: «Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?» E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: «É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado». E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos a festa de S. José Operário. É um dia festivo para descansar do trabalho quotidiano, e celebramos a Festa do Trabalho. A Igreja propõe-nos hoje o exemplo de S. José, o carpinteiro de Nazaré, que foi um modelo de trabalho para sustentar a sua família e desenvolver a sua actividade. O próprio Evangelho nos apresenta Jesus como «filho do carpinteiro» (Mt 13,56), na sua terra, em Nazaré onde se criou e onde viveu a maior parte dos anos da sua vida terrena.

—Nós, os cristãos, conhecemos Jesus? Também somos do seu povo, do povo de Deus, da Igreja.