Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

17 de outubro: Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir

Baixar
Evangelho (Jo 12,24-26): Disse Jesus a seus discípulos: «Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto». Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Hoje nós celebramos Santo Inácio, que foi o terceiro Bispo de Antioquia (Turquia). Da Síria, Inácio foi enviado a Roma para ser lançado às feras, por causa do testemunho por ele dado a Cristo. A viagem até ao martírio durou várias semanas. Durante este itinerário, Inácio escreveu 7 cartas preciosas a diversas comunidades cristãs (Éfeso, Filadelfia, Esmirna…). Estes escritos são um testemunho privilegiado da fé e vida das primeiras gerações cristãs.

—Inácio, como Cristo, sabia muito bem para onde se dirigia. Impressionam o ardor, o ânimo e o amor com que esperava o martírio.