Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 15 de Novembro: Santo Alberto Magno, bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Mt 13,47-52): Jesus ao povo: «Todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas». Naquele tempo, disse Jesus ao povo: «Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?» — «Sim», responderam eles. Então Ele acrescentou: «Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, o Evangelho reflecte muito bem a obra de Sto. Alberto Magno, bispo e doutor da Igreja. Usando a razão ao serviço da fé, ele foi um sábio perito em aspectos das ciências naturais e das ciências do pensamento. A fé é como uma não se fecha às realidades naturais da criação nem às reflexões de ordem natural.

—Sto. Alberto foi o mestre de Tomás de Aquino, o “Doutor Angélico”: S. Tomás continuou e elevou a grande altura este caminho de integração e complementaridade entre filosofia e teologia.