Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

24 de Agosto: São Bartolomeu, Apóstolo

Baixar
Evangelho (Jo 1,45-51): Natanael perguntou: «De Nazaré pode sair algo de bom?». Naquele tempo, Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: «Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas». Natanael perguntou: «De Nazaré pode sair algo de bom?». Filipe respondeu: «Vem e vê!». Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: «Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!». Natanael disse-lhe: «De onde me conheces?». Jesus respondeu: «Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi». Natanael exclamou: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!». Jesus lhe respondeu: «Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas». E disse-lhe ainda: «Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, celebramos S. Bartolomeu (Natanael), um dos doze Apóstolos. Como são as coisas! Natanael teve um deslize ao falar mal de Nazaré, a terra de Nossa Senhora. Mas Jesus acolheu-o com a maior amabilidade: «Eis um verdadeiro israelita». Grande elogio! Deus é assim amável! Natanael não conhece Jesus: nem sequer sabe onde nasceu. Pelo contrário, Jesus conhece Natanael e conhece-o bem!

- Bom conselho o de Filipe!: «Vem ver»… Natanael foi, viu “rendeu-se”: «Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel». Bastou muito pouco para se “render” perante Deus. E tu? Precisas de muito?

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.