Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Quinta-feira da 16ª semana do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Mt 13,10-17): Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: «Por que lhes falas em parábolas?». Ele respondeu: «Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não (…). Felizes são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram».

As parábolas de Jesus

Rev. D. Manel MALLOL Pratginestós (Terrassa, Barcelona, Espanha)

Hoje nos perguntamos: Estas palavras de Jesus vão dirigidas também a nós? Com Ele chega a plenitude dos tempos, e nos estamos nesta plenitude, já estamos no tempo de Jesus, no tempo da Salvação.

É verdade que não vimos Jesus com nossos olhos, mas sim o conhecemos e o conheceremos. E não escutamos sua voz nos nossos ouvidos, mas sim escutamos e escutaremos suas palavras. O conhecimento que a fé nos dá, mesmo que não seja perceptível, é um autêntico conhecimento, nos põe em contato com a verdade e, por isso, nos dá a felicidade e a alegria. Não olhemos a Jesus indo do presente ao passado, mas do presente ao presente, estejamos realmente no seu tempo, num tempo que não acaba.

—Jesus, a oração e a Eucaristia asseguram-nos esta proximidade contigo e nos faz realmente ditoso ao te olhar com olhos e ouvidos de fé.