Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

19 de março: São José, esposo da Virgem Santa Maria
Baixar
Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a): Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo (...). Apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: «José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados». Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.

A dignidade do trabalho

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, festa de são José, consideramos teologicamente a realidade do trabalho. A “Bíblia" mostra como o trabalho pertence à condição originaria do homem. Quando o Criador plasmou o homem a sua imagem e semelhança, o convidou para trabalhar a terra... E o mesmo Filho de Deus, fazendo-se semelhante em todo a nós, dedicou muitos anos as atividades manuais (era o “filho do carpinteiro”).


O trabalho é fundamental para o desenvolvimento do homem e da sociedade. Deve se organizar “sempre" no pleno respeito da dignidade humana e ao serviço do bem comum: o homem é sujeito e protagonista do trabalho. Ao mesmo tempo, é indispensável que o homem não se deixe dominar pelo trabalho, que não o idolatre, pretendendo achar nele o sentido último e definitivo da vida.

—É necessário viver uma espiritualidade que ajude os crentes a se santificar através do seu trabalho, imitando a são José, que cada dia abasteceu com suas mãos as necessidades da Sagrada Família.