Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Domingo V (C) da Páscoa

Evangelho (Jo 13,31-33a.34-35): Depois que Judas saiu, Jesus disse: «(...) Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».

O “mandamento novo”: viver em Jesús para poder atuar como Jesus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, depois das palavras sobre a traição de Judas, Jesus volta a retomar o convite para lavar os pés uns dos outros, elevando a classificar de princípio (cf 13,14s). Em que consiste a novidade do mandamento novo?

Se há dito que a novidade de manifesta na expressão “amar como eu vos amo”, quer dizer, como uma espécie de esforço moral extremo. Pela a verdadeira novidade do mandamento novo, não pode consistir na elevação da exigência moral. O essencial nestas palavras é o “novo fundamento” do ser que nos é dado. A novidade somente pode vir do dom da comunhão com Cristo, do viver Nele. Só se nos deixarmos lavar uma e outra vez, se nos deixarmos “purificar” pelo Senhor mesmo, podemos aprender a fazer junto com Ele, o que Ele tenha feito.

- A inserção de nosso eu no seu – “ vivo eu mas não sou eu, é Cristo quem vive em mim” (Gal 2,20) é o realmente novo.