Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 11 de Janeiro (Féria do tempo de Natal)

Evangelho (Jo 5,12-16): Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: «Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me». Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: «Quero, fica purificado». E imediatamente a lepra desapareceu (...).

Jesus fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje Jesus não evita o contacto com aquele homem, mas, ao contrário, impelido pela participação íntima na sua condição, estendeu a mão e tocou-o e disse-lhe: "Sim, quero. Sê purificado!".

Naquele gesto e nessas palavras de Cristo está toda a história da salvação, está encarnada a vontade de Deus de nos curar, de nos purificar do mal que nos desfigura e arruína os nossos relacionamentos. Naquele contacto entre a mão de Jesus e o leproso é abatida toda a barreira entre Deus e a impureza humana, entre o Sacro e o seu oposto, certamente não para negar o mal e a sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte do que todo o mal, até do mais contagioso e horrível. Jesus assumiu sobre Si as nossas enfermidades, fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados.

—Através da sua Mãe, é sempre Jesus que vem ao nosso encontro, para nos libertar de toda à enfermidade do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele!