Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: O Batismo do Senhor (B)

Evangelho (Mc 1,7-11): (…) Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João, no rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado».

O Batismo de Jesus Cristo (B): Jesus Inicia a sua vida publica tomando o lugar dos pecadores

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, enquanto toda a Judeia e Jerusalém se aproximavam de João para se batizarem, acontece algo de novo: Jesus Cristo mistura-se entre a multidão cinzenta dos pecadores que esperam na margem do Jordão. Mas, o que fez Jesus? A partir da cruz e da ressureição tornou-se claro para os cristãos o que tinha acontecido.

Jesus tinha carregado com a culpa de toda a humanidade; entrou com ela pelo Jordão. Inicia a sua vida publica tomando o lugar dos pecadores. Inicia-a com a antecipação da cruz. O batismo é a aceitação da morte (“com-padecendo”) pelos pecadores da humanidade e pela voz do céu (“Tu és o meu Filho amado”) é uma referencia antecipada da ressureição. O batismo de Jesus entende-se assim como compendio de toda a história na qual se retoma o passado e se antecipa o futuro.

—Quisera, Senhor, encaminhar-me para o local do teu batismo e assim, graças à tua identificação com os homens, receber a minha identificação contigo para satisfazer o Pai.