Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

3 de maio: Santos Filipe e Tiago, Apóstolos
Baixar
Evangelho (Jo 14,6-14): Naquele tempo, Jesus respondeu: «Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai». Filipe disse: «Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta». Jesus respondeu: «(…) Quem me viu, tem visto o Pai. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras (...)».

Quem vê ao Filho vê ao Pai

Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret (Vic, Barcelona, Espanha)

Hoje, diante da petição de Filipe de mostrar-nos ao Pai, Jesus Cristo responde desde uma dupla perspectiva: Quem viu a Jesus, viu ao Pai (aspecto interpessoal); e acrescenta que o Pai realiza as obras que faz o Filho (aspecto inter operativo). Resumidamente: O ser e o obrar do Pai é o ser e o obrar de Jesus e, vice-versa.

Esta mensagem continua em sentido descendente, se ampliando até abarcar o âmbito humano, em uma dupla direção: Ativa e orante. Ativa: Quem acredite em Jesus, fará também suas obras. Orante: Tudo o que peçamos em seu nome, Ele o fará. A primeira direção destaca a fé (“quem crê em mim”); a segunda destaca o obrar divino (“As obras que eu faço”).

—Senhor Jesus, introduz-nos nesta infinita relação que, em quanto terminal, és Tu, e, em quanto originador, és tu Pai! E faz que, balançados por ela, no Espírito Santo, todos os homens sejamos genuinamente “nós”, sendo precisamente os uns para os outros.

Novo jogo das diferenças em family.evangeli.net!

Jesus na sinagoga de Nazaré


Encontre todas e descubra a mensagem que o Evangelho nos deixa