Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Sexta-feira da 26ª semana do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Lc 10,13-16): Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e sentando-se sobre a cinza. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós (...)».

O respeito pelo sagrado

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, o mundo ocidental —particularmente a Europa— talvez merecesse a mesma lamentação de Cristo perante as populações de Corazín, Betsaida… São sociedades que, tendo conhecido as obras de Jesus Cristo, agora não O reconhecem e chegam, inclusivamente, a perder o sentido e o respeito pelo sagrado.

Para a coexistência das culturas é fundamental o respeito pelo que, para os outros, é sagrado (atitude que é lícito esperar também de quem não crê em Deus). Quando se viola este respeito, perde-se algo essencial de uma sociedade. No Ocidente multa-se quem ofende a fé de Israel ou o Corão. Pelo contrário, quando se trata de Cristo e do que é sagrado para os cristãos, então a liberdade de opinião aparece como o bem supremo (embora às custas de zombarias contra o cristão).

—Senhor, Autor da paz, concede à nossa sociedade viver uma liberdade (de opinião) sempre respeitadora da honra e da dignidade do outro.