Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Quinta-feira da 29ª semana do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Lc 12,49-53): Naquele tempo, o Senhor disse aos seus discípulos: « Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (…)».

A “carroça de fogo” de Jesus (Deus chama o homem)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje recordamos que a nossa existência no mundo não é um existir desde o nada e para o nada, pois a nossa vida foi requerida, desde o principio, por um amor infinito: tudo isto se adverte no carro de fogo de Jesus Cristo. Descobrimos a sua alegria quando nos deixamos incendiar pela mensagem do Senhor.

A resposta à chamada de Deus exige que tenhamos o valor de estar próximos da fogueira que veio para incendiar a terra. No sim ao segui-lo inclui-se o mérito de se deixar queimar pelo fogo da paixão de Jesus Cristo, que é também, ao mesmo tempo, o fogo salvador do Espírito Santo. Este é o núcleo da chamada: devemos estar preparados para nos deixarmos abrasar por aquele cujo coração arde pela força da sua palavra.

—Divino Espírito, permite que me deixe incendiar para que também eu possa ser fogo na terra, o fogo da vida, da esperança e do amor.