Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

22 de julho: Santa Maria Madalena
Baixar
Evangelho (Jo 20,1-2.11-18): No primeiro dia da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (…). Enquanto chorava (…) Maria virou-se para trás e enxergou Jesus, de pé, mas ela não sabia que era Jesus. Então, Jesus falou: «Maria!» Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: «Rabûni!»— que quer dizer: Mestre—. Jesus disse: (…) vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus». Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Eu vi o Senhor», e contou o que ele lhe tinha dito.

Santa Maria Madalena

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos Santa Maria Madalena, discípula do Senhor, que nos evangelhos ocupa uma posição destacada. São Lucas a inclui entre as mulheres que seguiram Jesus depois de ter sido “curada de espíritos malignos e enfermidades”.

Junto com a Mãe santíssima e o discípulo amado recolheu o último suspiro de Jesus no Calvário e o tácito testemunho do seu lado traspassado: Compreendeu que sua salvação estava naquele sacrifício. Ela descobriu —na manhã de domingo— o túmulo vazio, junto ao qual permaneceu chorando até que apareceu Jesus ressuscitado A ela quis lhe confiar o primeiro anúncio da alegria pascal aos Apóstolos (fez de “apóstolo dos Apóstolos”).

—Santa Maria Madalena: Tu nos ensinas que o discípulo de Cristo é quem —na experiência da debilidade— teve a humildade de pedir-lhe ajuda, foi curado por Ele e o seguiu de perto. Assim, nos convertemos em testemunhas do poder do seu amor misericordioso, mais forte que o pecado e a morte.