Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

21 de setembro: São Mateus, apóstolo e evangelista
Baixar
Evangelho (Mt 9,9-13): Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o (...).

São Mateus, apóstolo e evangelista

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje nos detemos em são Mateus. Suas notícias são poucas e incompletas. Está sempre presente nas listas dos doze escolhidos por Jesus. Em hebreu, seu nome significa "dom de Deus". O primeiro Evangelho canônico, que leva seu nome, nos é apresentado como "o publicano".

Jesus acolhe no grupo de seus íntimos a um homem que, segundo a concepção daquele tempo em Israel, era considerado como um pecador público. Mateus, de fato, não só manejava dinheiro considerado impuro por provir de gente alheia ao povo de Deus, senão que também colaborava com uma autoridade estrangeira, odiosamente ávida, cujos tributos podiam ser determinados arbitrariamente. Diante destas referências, há um dado que salta à vista: Jesus não exclui a ninguém de sua amizade.

—Mateus responde imediatamente ao chamado de Jesus: "Ele se levantou e o seguiu". Neste "levantar-se" podemos ver el desapego a uma situação de pecado e, ao mesmo tempo, a adesão consciente a uma nova existência, reta, na comunhão com Jesus.