Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Domingo I (C) do Advento
Baixar
Evangelho (Lc 21,25-28.34-36): Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas (...). Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima (...)».

O Ano litúrgico. Cristo é o centro da liturgia

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje iniciamos neste domingo um novo Ano litúrgico, que se abre com o Advento, tempo de preparação para o Natal do Senhor. O Concílio Vaticano II afirma que a Igreja "no ciclo anual apresenta todo o mistério de Cristo, da Encarnação e Nascimento à Ascensão, ao Pentecostes, à expectativa da feliz esperança e da vinda do Senhor". Cristo é o centro da liturgia, como o sol em volta do qual giram, semelhante aos planetas, a Bem-Aventurada Virgem Maria —mais próxima— todos os mártires e os outros santos que "no céu cantam o louvor perfeito e intercedem por nós".

O mundo contemporâneo precisa sobretudo de esperança: quando vemos desmoronar tantas certezas falsas, necessitamos de uma esperança fiável, que só se pode encontrar em Cristo.

—Jesus Cristo é "carne" como nós e "rocha" como Deus. Quem deseja a liberdade, a justiça e a paz pode encorajar-se e levantar a cabeça, porque em Cristo a libertação está próxima.