Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

30 de novembro: Santo André, apóstolo
Baixar
Evangelho (Mt 4,18-22): Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: «Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens». Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram (…).

Santo André, apóstolo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje falamos do irmão de Simão Pedro, Santo André, quem também era um dos Doze. Sem dúvida, tinha um grande prestigio dentro das primeiras comunidades cristã. O laço de sangue entre Pedro e André, assim como a chamada em comum que lhes dirigiu Jesus, são mencionados expressamente nos Evangelhos.

André era discípulo de João Batista; e um dia ouviu que o Batista proclamava a Jesus como "o cordeiro de Deus". Então, moveu-se e seguiu ao Senhor. A Igreja bizantina honra-lhe com o apelativo do "primeiro chamado" ("Protóklitos"). É considerado como o apóstolo dos gregos nos anos que se seguiram ao Pentecostes. Pela relação fraterna entre Pedro e André, a Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla, sentem-se de forma especial como Igrejas irmãs entre si.

―Santo André, ensina-nos a seguir a Jesus com prontidão, a falar Dele com entusiasmo e a cultivar com Ele uma relação de autêntica familiaridade: somente nele podemos encontrar o sentido último da nossa vida.