Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Terça-feira da 2ª semana do Advento
Baixar
Evangelho (Mt 18,12-14): Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos».

O Autor da Sagrada Escritura

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, ouvindo Cristo captamos algo mais que palavras humanas: escutando-as, entrevemos o “coração” de Deus. Palavras de Jesus; palavras redigidas por Mateus; palavras de alcance divino. A Sagrada Escritura não é simplesmente literatura humana: Surgiu no e do sujeito vivo do Povo de Deus no caminho.

Três sujeitos interagem entre si na “Bíblia”. 1º O grupo de autores aos que devemos a redação dos diferentes livros que integram a Escritura. 2º Esses autores não são escritores autônomos, senão que formam parte do sujeito comum “Povo de Deus”: falam a partir dele e a ele se dirigem, até o ponto que o Povo é o "autor" da Escritura. 3º Este Povo não é auto-suficiente, senão que se sabe guiado por Deus mesmo que, no fundo, é quem fala através dos homens e sua humanidade.

—No Povo de Deus —a Igreja— como sujeito vivo da Escritura as palavras da “Bíblia” são sempre uma presença do Deus vivo.

Novo jogo das diferenças em family.evangeli.net!

Jesus na sinagoga de Nazaré


Encontre todas e descubra a mensagem que o Evangelho nos deixa