Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Master·evangeli.net
Evangelho de hoje + explicação teológica breve
Parábola do bom samaritano. Nossa fragilidade è fonte de um grande tesouro
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco) (Città del Vaticano, Vaticano)Hoje, o Senhor nos convida a abraçar nossa fragilidade como fonte de um grande tesouro evangelizador. Só quem reconhece sua vulnerabilidade é capaz de uma ação solidária.
Compadecer-se (“padecer-com”) daquele que está caído ao borde do caminho é a atitude de quem reconhece no outro sua própria imagem, mistura de terra e tesouro: ama esta imagem, aproxime-se a ela e descobre que as feridas que cura no irmão é unguento para as próprias.
—Nem os delinquentes nem os que passam de longe diante do caído tem consciência de seu tesouro. Os primeiros não valorizam nem sua própria vida e, por isso, se atrevem a deixar ao caído quase morto. O sacerdote e o levita valorizam sua vida, embora parcialmente; se atrevem a olhar só uma parte, a que eles acham valiosa: se sabem escolhidos e amados por Deus, mas não se atreve a reconhecer-se argila, barro frágil. Tem medo dos caídos dá medo e não sabem reconhecê-lo, como poderiam reconhecer o barro dos outros si no aceitam o próprio?