Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Domingo IV (C) da Páscoa

Evangelho (Jo 10,27-30): «As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna (...)».

João 10: a relação de conhecimento e pertença entre o bom pastor e as suas ovelhas

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje meditamos num aspecto essencial do sermão sobre o pastor: o conhecimento mútuo entre o pastor e o rebanho: ele chama as suas ovelhas pelo nome e as ovelhas seguem-no porque conhecem a sua voz.

Conhecimento e pertença estão entrelaçados. O pastor conhece as ovelhas porque elas lhe pertencem, e estas conhecem-no precisamente porque são suas. Basicamente, "conhecer" e "pertencer" são o mesmo. O verdadeiro pastor não "possui" as ovelhas como um objecto qualquer que se usa e se consome; elas "pertencem-lhe" nesse conhecer-se mutuamente, e esse "conhecimento" é uma aceitação interior. Indica uma pertença interior, que é muito mais profunda do que a posse das coisas.

—Esta é precisamente a diferença entre o verdadeiro pastor e o ladrão: para o ladrão - os ideólogos e ditadores - as pessoas são somente coisas que se possuem; para o verdadeiro pastor são seres livres, destinados a alcançar a verdade e o amor: não se aproveita deles, antes dá a sua vida por eles.