Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Master·evangeli.net
Evangelho de hoje + explicação teológica breve
Jesus purifica o Templo
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)Hoje, já próximo da Paixão, contemplamos Jesus expulsando energicamente os vendedores que ocupavam o “átrio dos gentios” do Templo. Jesus Cristo combatia as normas postas em vigor pela aristocracia do Templo, mas não violava a Lei nem os Profetas. Contra uma prática profundamente corrupta que se tinha convertido em “direito” (permitia-se o comércio no lugar de oração reservado para os gentios), Jesus reivindicava o verdadeiro direito divino de Israel.
Cristo afastava aquilo que era contrário à adoração própria de Deus, esvaziando o espaço para a adoração de todos. De facto, não interveio a polícia do Templo e as autoridades limitaram-se a pedir-lhe um "sinal" que legitimasse a sua atitude. "Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei” foi a sua resposta: o seu "sinal" é a cruz e a ressurreição.
—A cruz e a ressurreição legitimam-no como Aquele que estabelece o verdadeiro culto. Jesus justifica-se através da sua Paixão: este é o sinal de Jonas, que Ele oferece a Israel e ao mundo.