Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Master·evangeli.net
Evangelho de hoje + explicação teológica breve
O quarto Evangelho manifesta diretamente que Jesus é Filho de Deus
REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)Hoje, na autodefesa de Jesus ante os judeus, aparece uma das singularidades do quarto Evangelho: João baseia-se totalmente no Antigo Testamento. “[Moisés], pois foi a meu respeito que ele escreveu” (Jo 5,46), disse Jesus aos seus adversários; Filipe disse a Natanael: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas” (Jo 1,45).
A relação entre Jesus e Moisés aparece de um modo pragmático particularmente ao final do Prólogo: “Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1,16-18). A profecia —a grande promessa— de Moisés (“Deus suscitará um profeta como eu; a ele o escutareis”) cumpriu-se com acréscimos, na maneira desbordante em que Deus costuma presentear.
—Quem veiou é mais que Moises, é mais que um profeta. É o Filho, e agora é o próprio Filho quem será “levantado”. E por isso manifestam-se a graça e a verdade, não como destruição, senão como cumprimento da Lei.
Nestes dias, pedimos a tua ajuda para cobrir o orçamento de 2024
Podes fazer o teu donativo agora aqui
_______