Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Lc 8,16-18): «Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade (...)».

Que e la "Doutrina social da Igreja"?

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje recordamos que Jesus Cristo se apresentou como "luz do mundo".É tarefa da "Doutrina social da Igreja" projetar esta luz sobre o mundo, impregnando de um modo efetivo os corações dos homens e as estruturas terrenais. Este ensinamento social da Igreja é "caritas in veritate in re sociali", anúncio da verdade do amor de Cristo na sociedade.

Tal doutrina é serviço da caridade, mas na verdade. O desenvolvimento, o bem-estar social, uma solução adequada dos graves problemas socioeconômicos que afligem à humanidade, necessitam desta verdade. A fé cristã se ocupa do desenvolvimento, não apoiando-se em privilégios ou posições de poder, mas só em Cristo, ao qual deve remeter-se toda vocação autêntica ao desenvolvimento humano integral. O Evangelho é um elemento fundamental do desenvolvimento porque, nele, Jesus Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem.

—Senhor, precisamente porque tu pronuncias o "sim" maior ao homem, eu não posso deixar de abrir-me à vocação divina para realizar-me.