Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
Master·evangeli.net
Evangelho de hoje + explicação teológica breve
Propriedade privada e solidariedade
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)Hoje meditamos sobressaltados o “abatimento existencial” que aperta ao jovem rico pois «possuía muitos bens». O problema não são as possessões, senão a incapacidade de amar pelo excessivo apego às mesmas. A doutrina social da Igreja ensina que os bens da terra estão destinado ao uso de todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é legítima sua possessão —como propriedade privada — para garantir a liberdade e a dignidade das pessoas.
O direito à propriedade privada (como todos os outros direitos individuais), desvinculado de um conjunto de deveres que tenha sentido profundo, se desquicia insensibilizando o coração humano diante as necessidades alheias. Os deveres delimitam os direitos porque remetem a um marco antropológico e ético em cuja verdade se inserem também os direitos e assim deixam de serem arbitrários.
—Ao direito à “propriedade privada” deve lhe acompanhar uma “hipoteca social”, o dever de possuir os bens de maneira solidária com as necessidades dos outros.
Nestes dias, pedimos a tua ajuda para cobrir o orçamento de 2024
Podes fazer o teu donativo agora aqui
_______