Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Domingo V (A) do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Mt 5,13-16): Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Vós sois o sal da terra. (…) Vós sois a luz do mundo. (…) Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus».

A missão do cristão (apostolado): “sal da terra” e “luz do mundo”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, através das imagens cheias de significado —o ”sal da terra” e a “luz do mundo”— Jesus quer transmitir aos discípulos o sentido de sua missão e de seu testemunho. O “sal”, na cultura de Médio Oriente, evoca vários valores como a aliança, a solidariedade, a vida e a sabedoria. A luz, por sua parte, é a primeira obra de Deus criador e é fonte da vida; a mesma Palavra de Deus é comparada com a luz.

A sabedoria sintetiza em si os efeitos benéficos do sal e da luz: de fato, os discípulos do Senhor estão chamados a dar novo “sabor” ao mundo e, preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho.

—Unidos a Ele, os cristão podem difundir em meio das trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, verdadeira sabedoria que dá significado à existência e à atuação dos homens.