Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Quinta-feira da 3ª semana do Advento

Baixar
Evangelho (Lc 7,24-30): Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar às multidões sobre João: «Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? (…). Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais que um profeta. Este é de quem está escrito: ‘Eu envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti’. Eu vos digo: entre todos os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João (…)».

João Batista, protótipo da atitude do Advento

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Jesus louva a João Batista. Ele é quem com todo o rigor chama à "metanoia", para transformar nosso modo de pensar. Nosso pensamento natural é querer afirmar-nos sempre a nós mesmos, pagar com a mesma moeda, pôr-nos sempre no centro. Quem quiser encontrar a Deus tem que converter-se interiormente uma e outra vez, caminhar na direção oposta.

Dias atrás nos encontramos com o mundo do visível: tão violentamente penetra em nós que somos induzidos a pensar que só existe isso. No entanto, o invisível é, na realidade, mais excelso e possui mais valor que todo o visível. Uma única alma é mais valiosa que o universo visível. Mas para perceber devidamente é necessário transformar-se interiormente, vencer a ilusão do visível e afinar o espírito (crescer em sensibilidade espiritual).

—Nem sequer João o Batista se eximiu do difícil acontecimento de transformar seu pensamento. "Metanoeite": dai um novo rumo a vossa mente, dispõe-na para perceber a presença de Deus no mundo.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.