Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Féria privilegiada do Advento: 23 de Dezembro

Baixar
Evangelho (Lc 1,57-66): Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não. Ele vai se chamar João». (…) E a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele.

João, o Batista

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje perguntamo-nos: “Que vai ser este menino?”. Sua aparição levava consigo algo totalmente novo: Desde sua concepção até sua circuncisão —com o nome de João— chegando até seu ministério, tudo é original. João anunciará alguém Grande que havia de vir depois dele. Foi enviado para preparar o caminho a esse misterioso Outro; toda sua missão está orientada a Ele.

Nos Evangelhos descreve-se essa missão com passagens do Antigo Testamento (Isaías, Malaquias, Êxodo): “Uma voz clama no deserto: Preparem, preparem o caminho do Senhor; Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti..." Com a predicação do Batista se fizeram realidade todas estas antigas palavras de esperança: Se anunciava algo realmente grande.

—Por fim aparecia um profeta cuja vida também lhe acreditava como tal. Por fim se anunciava de novo a ação de Deus na história. João batiza com água, mas o Grande, Aquele que batizará com o Espírito Santo e com “fogo”, está por vir.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.