Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 21 de Janeiro: São Frutuoso, bispo e mártir, e Santos Augúrio e Eulógio, diáconos e mártires

Evangelho (Jo 17,11b-19): Naquele tempo, Jesus elevou os olhos ao céu e rezou dizendo: «Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer (...). Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo (...)».

São Frutuoso, bispo e mártir, e Santos Augúrio e Eulógio, diáconos e mártires (s. III)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a Igreja celebra a festa de São Frutuoso, bispo e mártir, e dos seus diáconos mártires Augúrio e Eulógio. Estamos bem informados sobre o martírio dos três através das Actas autênticas, concretamente da denominada Passió dels sants màrtirs Fructuós o Fruitós, Auguri i Eulogi. Morreram na fogueira num dia como o de hoje, a 21 de Janeiro do ano 259, sob os imperadores Valério e Galério. Perante o povo de Deus que chorava assistindo no Anfiteatro tarraconense, Frutuoso animava-os dizendo: «Não vos faltará pastor, e o amor e a promessa do Senhor não poderão malograr-se, nem neste mundo nem no outro. Porque isto que estais a ver é debilidade de uma hora».

Tertuliano, o escritor cristão, já tinha afirmado, poucos anos antes, que «o sangue dos mártires é semente de cristãos». Assim sucedeu logo na cidade imperial. O cristianismo, desde aquela Sede, estendeu-se rapidamente para outros lugares.

- Todos nós, cristãos temos de dar testemunho de Cristo. Dando até a própria vida se fôr necessário. «Se o grão de trigo não morre, fica sozinho».