Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 10 de Fevereiro: Santa Escolástica, virgem

Evangelho (Lc 10,38-42): Naquele tempo, estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar (…).

Santa Escolástica, virgem (480-547)

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, celebramos Sta. Escolástica, irmã de S. Bento, fundador do monaquismo no Ocidente. Escolástica fundou um convento para mulheres, no sopé de Monte Cassino.

A única fonte histórica sobre a vida de Sta. Escolástica está nos capítulos 33 e 34 do segundo libro dos “Diálogos” de S. Gregório Magno. O Papa Gregório conta que Sta. Escolástica, “consagrada a Deus omnipotente já desde a época da infância, costumava visitar o irmão uma vez por ano” e “passava muito tempo em santas conversas com ele”. A última ocasião em que se reuniram foi toda uma lição para S. Bento. Com efeito, querendo ele regressar ao seu convento, a irmã pediu-lhe que ficasse ainda mais algum tempo, mas S. Bento respondeu que a regra não lho permitia. “Aquela santa, ao ouvir a negativa do irmão (…) rezou a Deus Todo-Poderoso”. Então começou a chover de tal maneira “que nem Bento nem os irmãos que o acompanhavam conseguiram sair daquele lugar”.

- Perante a tristeza do santo, a irmã disse-lhe: “Pedi-te que ficasses e não me quiseste ouvir; pedi-o ao meu Deus, e Ele escutou-me”.