Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

23 de fevereiro: São Policarpo, bispo e mártir
Baixar
Evangelho (Jo 15,18-21): «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia (...)».

São Policarpo, bispo e mártir (69-155 d.C.)

Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, ao recordar um grande Padre da Igreja, São Policarpo, a história mostra-nos que Cristo e o seu Evangelho são, desde sempre, sinal de contradição para o mundo. Assim o entendeu e o viveu S. Policarpo, nascido em Esmirna, na actual Turquia, então província romana da Ásia Menor, que morreu mártir nesta mesma cidade depois de ter sido bispo da Igreja local.

Policarpo, cujo nome significa “fruto abundante”, tinha conhecido o apóstolo S. João e sido seu discípulo; escreveu uma carta aos cristãos de Filipos (Grécia) para os animar a viver no seguimento de Jesus Cristo. Assim escreveu aos primeiros cristãos: «Cingi as vossas cinturas e servi a Deus no temor e na verdade, deixando de lado as palavras falsas e os erros da multidão, acreditando n’Aquele que ressuscitou Nosso Senhor Jesus Cristo de entre os mortos e lhe deu a glória e um trono à sua direita».


—Hoje e sempre, somos convidados a conhecer verdadeiramente Deus e a seguir Jesus Cristo, que para tanto nos ajude a intercessão de S. Policarpo de Esmirna.