Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 27 de Setembro: São Vicente de Paulo, presbítero

Evangelho (Mt 9,35-38): Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade (...).

São Vicente de Paulo, presbítero (1581-1660)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos a memória de São Vicente de Paulo, pobre entre os pobres e padroeiro das organizações caritativas católicas. Na França de 1600, ele viveu directamente o forte contraste entre os mais ricos e os mais pobres. De facto, como sacerdote, frequentou quer os ambientes aristocráticos, quer os rurais, assim como as periferias de Paris.

Estimulado pelo amor de Cristo, Vicente de Paulo soube organizar formas estáveis de serviço às pessoas marginalizadas, dando vida às chamadas «Charitées», as «Caridades», isto é grupos de mulheres que destinavam o seu tempo e os seus bens aos mais marginalizados. Entre estas voluntárias, algumas escolheram consagrar-se totalmente a Deus e aos pobres, e assim, juntamente com Santa Luísa de Marillac, São Vicente fundou as «Filhas da Caridade», primeira congregação feminina que viveu a consagração «no mundo», no meio do povo, com os doentes e os necessitados.

—«O principal desígnio das Filhas da Caridade é imitar a vida de Jesus Cristo sobre a terra, servir os pobres corporal e espiritualmente, isto é, ajudá-los a conhecer Deus e utilizar os meios para se salvarem» (São Vicente de Paulo).