Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 5 de Outubro: Santa Faustina Kowalska, religiosa

Evangelho (Jo 15,1-8): Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto (...)».

Santa Faustina Kowalska, religiosa (1905-1938)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de São João Paulo II)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, é a festa de Sta. Faustina Kowalska. Jesus Cristo escolheu-a como sua “secretária” para a difusão da devoção à Divina Misericórdia. A misericórdia divina atinge os homens através do Coração de Cristo crucificado: «Minha filha, dize que sou o Amor e a Misericórdia em pessoa», pedirá Jesus à Irmã Faustina. Cristo derrama esta misericórdia sobre a humanidade mediante o envio do Espírito que, na Trindade, é a Pessoa-Amor. E porventura não é a misericórdia o "segundo nome" do amor?

Pela divina Providência a vida desta humilde filha da Polónia esteve completamente ligada à história do século XX. De facto, foi entre a primeira e a segunda guerra mundial que Cristo lhe confiou a sua mensagem de misericórdia. Jesus disse à Irmã Faustina: «A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a misericórdia divina». É preciso que a humanidade se deixe atingir e penetrar pelo Espírito que Cristo ressuscitado lhe dá.

—E tu, Faustina, dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polónia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da misericórdia divina: «Jesus Cristo, confio em Ti!».