Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Terça-feira da 3ª semana do Advento
Baixar
Evangelho (Mt 21,28-32): Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes: «(…) Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele».

Jesus, o “novo Moises”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Jesus alude ao Batista: ele —último profeta do Antigo Testamento— mostrou a Cristo; e Este mostra ao Pai. Efetivamente, "a Deus ninguém nunca o viu; o Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o deu a conhecer". Em Jesus se cumpre a promessa do novo profeta. Nele se fez plenamente realidade o que em Moisés era imperfeito: Ele vive diante do rosto de Deus não só como amigo, mas como Filho.

Somente partindo desta afirmação podemos entender verdadeiramente a figura de Jesus Cristo, tal como vemos se nos mostra no Novo Testamento. Nela se fundamenta tudo o que nos dizem sobre as palavras, as obras, os sofrimentos e a glória de Jesus. Prescinde-se deste autêntico "baricentro", não se percebe o específico da figura do Senhor.

—Tua oração, Jesus, é a conversação do Filho com o Pai, na que está implicada tua alma humana (consciência e a vontade): eu também quero implicar-me.