Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 25 de Janeiro: A Conversão de São Paulo, apóstolo

Evangelho (Mc 16,15-18): Naquele tempo, Jesus apareceu-se às onze e disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo (…)».

A “Conversão” de São Paulo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje meditamos a mudança total da perspectiva que, caminho de Damasco (c.a. 30) São Paulo experimentou enquanto perseguia à Igreja; inesperadamente, começou a considerar “perdida” e “lixo” tudo aquilo que antes constituía para ele a ração de sua existência. Que aconteceu?

Os “Fatos dos Apóstolos” narram que Cristo ressuscitado se apresentou como uma luz esplendida e dirigiu-se a Saulo, transformando sua vida mesma. O esplendor do Ressuscitado o deixou cego, mas, depois, seu “sim” definitivo a Cristo no Batismo abriu de novo seus olhos. As “Cartas” de São Paulo, sem dar detalhes, em muitas ocasiões afirmam que também ele foi testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, cuja revelação recebeu diretamente do mesmo Jesus.

—O Ressuscitado falou a São Paulo, o chamou ser apóstolo especificamente dos pagãos. Ao mesmo tempo, aprendeu que, apesar de sua relação imediata com o Ressuscitado, devia entrar na comunhão da Igreja recebendo o Batismo: somente nesta comunhão com todos podia ser um verdadeiro apóstolo.