Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Mt 7,15-20): «Cuidado com os falsos profetas (…). Pelos seus frutos os conhecereis. Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus (…)».

Fé com obras

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje Jesus Cristo nos fala sobre o caráter vital da fé, que não consiste na simples aceitação de determinados axiomas (ou princípios) teóricos, e sim que é uma "semente" de vida dentro de nós. Uma semente! Algo pequeno, mas vivo, que deve percorrer um caminho de crescimento.

Nossa fé não é uma teoria, mas um acontecimento: um encontro com Deus. Com certeza, a fé em Jesus é "conhecimento", mas é um conhecer que nos "compromete". A fé vai da palavra à ideia, mas tem sempre que voltar da ideia à palavra e à ação. A fé não pode ser demonstrada: é uma mudança do ser, e só quem muda a acolhe. É uma mudança que temos que fazer todos os dias.

—Jesus: conhecer-te me traz um presente: Deus está em minha direção. Ajuda-me a corresponder à exigência que este presente me sugere: ao acreditar em ti, devo caminhar contigo.