Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

24 de junho: Nascimento de São João Batista
Baixar
Evangelho (Lc 1,57-66.80): Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho (…). No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse:«Não. Ele vai se chamar João» (…). O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.

O Nascimento de São João Batista (escolhidos por Deus)

Rev. D. Joan MARTÍNEZ Porcel (Barcelona, Espanha)

Hoje celebramos o nascimento do Batista. São João é um homem de grandes contrastes: Vive o silêncio do deserto, mas desde ai move as massas; é humilde para reconhecer que ele somente é a voz —não é a Palavra— mas, é capaz de acusar e denunciar as injustiças inclusive aos mesmos reis. Silencioso e humilde, é também corajoso e decidido até derramar seu sangue.

João Batista é um grande homem! Talvez o segredo de sua grandeza esteja em sua consciência de saber-se escolhido por Deus. Toda sua infância e juventude estiveram marcadas pela consciência de sua missão. Dar testemunho; e o faz batizando a Cristo no Jordão, preparando para o Senhor um povo bem disposto e, no final de sua vida, derramando seu sangue em favor da verdade.

—Todos nós, pelo batismo, fomos escolhidos e enviados a dar testemunho do Senhor. Num ambiente de indiferença, São João é modelo e ajuda para nós.