Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Sexta-feira da Páscoa

Evangelho (Jo 16,20-23a): «Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará (...), mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria (...)».

A alegria cristã

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus prediz a sua morte e ressurreição com a imagem da tristeza que se transforma em alegria. Como sofre a mulher que dá à luz, mas esquece o seu sofrimento quando tem o bebé nos seus braços, assim a morte de Jesus é dolorosa para os seus, mas a ressurreição os alegrará.

A alegria é verdadeira se brota de Jesus morto e ressuscitado. Nele todo o sofrimento se transforma em alegria: salvando o homem através da dor, Cristo “redimiu” (transformou) o próprio sofrimento. Uma dor que gera mais dor e desespero não está centrada em Cristo, mas em si próprio. Pelo contrário, se está vinculada a Ele, a alegria do coração flúi como uma torrente transbordante.

—Vem, Espírito Santo, e no meio das tristezas desta vida, concede-nos o dom do gozo espiritual, e com Maria —causa da nossa alegria— faz que vivamos a alegria pascal de Jesus ressuscitado e que nada nem ninguém no-la possa tirar.